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GM e Microsoft fecham parceria para desenvolver carros autônomos

Uma parceria estratégica com a Microsoft foi anunciada terça-feira pela General Motors e Cruise com o objetivo de acelerar a comercialização de veículos autônomos compartilhados.

Além disso, a Microsoft se juntará à GM, Honda e alguns investidores institucionais para adicionar US $ 2 bilhões aos cofres de Cruise, elevando o valor da empresa de veículos autônomos compartilhados para US $ 30 bilhões.

“As empresas neste setor vão precisar de um longo caminho antes de gerar receitas suficientes para serem autossustentáveis, então outros US $ 2 bilhões no banco para Cruise é o aspecto mais importante disso”, Sam Abuelsamid, analista principal da e- mobilidade na Guidehouse Insights , uma empresa de inteligência de mercado em Detroit.

“A GM e seus investidores estão tentando assustar os concorrentes”, afirmou Roger C. Lanctot, diretor de mobilidade conectada automotiva da Strategy Analytics , uma empresa global de pesquisa, consultoria e análise.

“Este é um jogo de intimidação”, disse ele à TechNewsWorld. “Existem dezenas de aspirantes a robotáxis, mas também existem operadores de ônibus – como a Beep – em todo o mundo construindo negócios geradores de receita em torno de veículos autônomos operando em rotas estreitamente definidas, com cercas geográficas ou fixas.”

“Os investimentos de US $ 2 bilhões compram mais tempo para Cruise, mas não criarão magicamente um serviço funcional e gerador de receitas”, disse ele.

Pacto Mutuamente Benéfico

Mike Ramsey, vice-presidente e analista de mobilidade automotiva e inteligente do Gartner, achou interessante que a Microsoft esteja assumindo um compromisso de longo prazo com uma empresa que é potencialmente um cliente para seus produtos.

“A Microsoft fornece serviços – como uma oferta gigante de computação em nuvem – que são usados ​​para desenvolver esses veículos autônomos”, disse ele à TechNewsWorld.

No entanto, ambas as empresas podem se beneficiar com a nova parceria.

“Para Cruise, pode significar maior acesso a talentos e recursos da Microsoft; e para a Microsoft, ajuda a criar expertise em computação de alto desempenho relacionada à autonomia, onde um de seus maiores concorrentes – o Google – já possui empresa de AV na forma de Waymo “, disse ele.

Abuelsamid explicou que todas as empresas do setor terão que usar provedores de nuvem, sejam Azure, AWS, Google Cloud ou Baidu na China.

“Eles precisam das plataformas em nuvem durante a fase de P&D para lidar com todos os dados que estão coletando de seus veículos de teste, para fazer simulação, para fazer treinamento de IA e todas as outras coisas que eles precisam fazer”, disse ele.

“A longo prazo”, continuou ele, “se eles começarem a comercializar, vão precisar de plataformas em nuvem para despachar frotas e outras coisas. Não faz sentido para essas empresas criarem suas próprias nuvens.”

“Depois de comercializar e decidir ir para várias cidades e vários países, escalar essa plataforma é realmente difícil”, acrescentou. “É algo que empresas como Microsoft, Google e Amazon sabem fazer.”

Questão de Utilidade

Lanctot reconheceu que os recursos da nuvem são necessários para desenvolver e lançar uma operação robotaxi autônoma baseada em veículos, mas acrescentou que não está imediatamente claro se o Azure tem quaisquer vantagens extraordinárias sobre alternativas concorrentes, como Google ou AWS.

“Embora eu esteja inclinado a sugerir que a Microsoft tem mais a ganhar em credibilidade desesperadamente necessária no espaço automotivo do que a GM – o investimento de US $ 2 bilhões claramente aumentou as ações da GM.”

“Assim, a Microsoft ganha credibilidade automotiva e a GM obtém um aumento de estoque”, continuou ele, “mas isso realmente não move o controle sobre o avanço de veículos autônomos ou a criação real de um serviço robotaxi.”

“A Microsoft tem algumas ferramentas úteis baseadas na nuvem para apoiar o desenvolvimento e operação de veículos automotivos, mas os obstáculos no caminho dos robôs-eixos AV não residem na nuvem”, acrescentou. “Eles estão bem aqui em terra firme.”

Ele acrescentou que os robotaxis não oferecem nenhum benefício claro para os consumidores.

“Se o objetivo é entregar um robotáxi – esta é uma substituição de uma solução existente e perfeitamente adequada e acessível”, disse ele. “Não é impulsionado pela demanda – a menos que eles queiram torná-lo gratuito.”

“Dada a taxa de consumo trimestral de US $ 250 milhões, não vejo como eles poderão oferecer robotaxis a um preço competitivo – pelo menos não nesta década”, acrescentou.

Necessidade de confiança

O CEO da Cruise, Dan Ammann, observou em um comunicado que a missão de sua empresa de trazer transporte mais seguro, melhor e mais acessível para todos não era apenas uma corrida de tecnologia, mas também uma corrida de confiança.

“A Microsoft”, disse ele, “como o padrão ouro na democratização confiável da tecnologia, será um multiplicador de força para nós à medida que comercializamos nossa frota de veículos compartilhados com direção autônoma, totalmente elétricos.”

Veículo de teste de direção autônomo em cruzeiro nas ruas da cidade de São Francisco

Veículo de teste de direção autônomo de cruzeiro nas ruas de São Francisco

Abuelsamid explicou que antes que alguém queira dirigir veículos autônomos, eles precisam confiar que estão seguros.”Esses veículos estão todos conectados”, disse ele. “Eles precisam estar conectados para despachá-los e fornecer atualizações de software, mapas e tráfego.”

“Qualquer dispositivo conectado tem superfícies de ataque para atores mal-intencionados”, continuou ele. “Se você pretende ter sucesso neste negócio, as pessoas precisam confiar não apenas na tecnologia central do veículo, mas também no sistema seguro e que os malfeitores não podem assumir o controle desses veículos e fazer qualquer coisa nefasta com eles. “

“A Microsoft é geralmente considerada uma empresa confiável, uma boa parceira para esse tipo de coisa”, acrescentou.

Lanctot, porém, não acredita que a confiança seja um problema.

“Operadores de ônibus espaciais existentes demonstraram que a aceitação do consumidor da operação sem motorista realmente não é grande coisa”, disse ele.

“Um grande problema é o nível de tolerância dentro das cidades e dos reguladores para veículos sem motorista que congestionam as ruas da cidade já fortemente traficadas em busca de passageiros”, explicou ele. “É uma questão de modelo de negócios.”

Más notícias para Tesla

O presidente e CEO da GM, Mary Barra, elogiou a Microsoft em um comunicado, observando que a empresa de alta tecnologia ajudará a conduzir a indústria automobilística a um futuro com zero acidentes, zero emissões e zero congestionamento.

“A Microsoft nos ajudará a acelerar a comercialização dos veículos totalmente elétricos e autônomos da Cruise e ajudará a GM a obter ainda mais benefícios da computação em nuvem ao lançarmos 30 novos veículos elétricos globalmente até 2025 e criarmos novos negócios e serviços para impulsionar o crescimento”, ela disse.

A GM não estará sozinha em inundar o mercado com EVs, o que não é uma boa notícia para o líder de mercado, Tesla.

“A Tesla tem sido o jogador dominante nos últimos anos, mas está em um mercado bastante esparso, sem muitas ofertas”, explicou Abuelsamid.

“Nos próximos 12 a 24 meses, haverá muitos novos EVs chegando ao mercado de quase todas as montadoras”, disse ele.

“A Tesla vai continuar a crescer”, ele continuou, “mas sua participação no mercado de EVs quase certamente vai diminuir.”

“Sua participação de mercado na Europa diminuiu significativamente em 2020 por causa da introdução de uma série de novos modelos da Volkswagen, Mercedes Benz e Audi”, acrescentou. “Isso vai continuar a ser o caso daqui para frente. Eles provavelmente vão aumentar as vendas, mas vão ter uma fatia menor de um bolo crescente.”

Fonte: TechNewsWorld

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