Você certamente em algum momento da vida será ou precisará de um padrinho ou a madrinha, seja no seu casamento ou no casamento de algum amigo ou parente.
Muitas vezes o casais escolhem os amigos e as pessoas mais próximas para fazer parte do cortejo e acreditem.
Embora algumas pessoas pensem isso, a função das pessoas escolhidas não é para dar bons presentes, esclarece o fotógrafo Lorran Souza, especialista em casamentos.
É importante dizer isso porque a função dos padrinhos é estar presente em todos os momentos e estender a mão amiga sempre que o casal estiver passando por uma dificuldade dentro do relacionamento, seja ela emocional ou material.
Aliás, você já se perguntou como surgiu a tradição dos padrinhos?
A cultura dos padrinhos
Existem muitas histórias sobre a origem da figura dos padrinhos que varia de acordo com a cultura e a localização.
O fotógrafo Lorran postou em seu blog uma história que vem lá da idade Média, conta que na época em que a grande maioria dos casamentos eram arranjados e a noiva dificilmente tinha direito de escolher seu futuro marido surgiu a tradição da noiva ficar do lado esquerdo e o noivo do lado direito na cerimônia religiosa.
Você já deve ter visto em algum filme em que no dia do casamento o grande amor da noiva poderia tentar um último e desesperado recurso, raptando a moça e fugindo com ela para que pudessem viver felizes.
Diante disso, caso alguém quisesse roubá-la, o noivo empunharia a espada com rapidez e a defenderia com mais facilidade, já que a espada ficava do lado direito do homem.
Com o tempo, para que o noivo não ficasse tenso com a possibilidade de haver o roubo da sua noiva. foi surgindo a figura dos padrinhos.
Que era um guerreiro de confiança do noivo que iria defendê-lo se necessário.
A figura das madrinhas também tinha um papel muito importante no casamento. Chamada de dama de honra da noiva, era as pessoas ficavam ao seu lado para auxiliá-la no que fosse preciso.
Outra curiosidade sobre as madrinhas é que quando a ideia da festa de casamento em si começou a surgir. Naquela época, as madrinhas se vestiam exatamente como a noiva.
Isso porque as pessoas acreditavam que um casamento, além de possíveis sequestradoras apaixonados, também podia atrair espíritos ruins.
Então, para proteger a noiva de demônios e homens raivosos, as madrinhas se vestiam iguais à noiva para confundir quaisquer pessoas ou espíritos insatisfeitos por tempo suficiente até que os noivos estivessem devidamente casados.
Chega ser estranho pensar isso nos dias de hoje, mas agora sabemos que a função do padrinho é algo muito além de selecionar os melhores amigos.