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A ESTRATÉGIA DO MARKETING DIGITAL ESPORTIVO

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De acordo com as empresas Hootsuite e We Are Socialexistem mais de 4 bilhões de pessoas conectadas a internet no mundo. Assim, o Brasil é o terceiro país que mais fica online, com uma média superior as 9 horas – todos os dias. Dessa forma, os brasileiros tem uma representatividade marcante no tempo gasto na internet, principalmente, em redes sociais, onde só no Facebook existem mais de 102 milhões de usuários compartilhando momentos. Sendo assim, é uma ótima oportunidade para o Marketing Digital Esportivo.

O que é Marketing Digital Esportivo?

marketing digital iniciou-se a partir do marketing tradicional, porém focado, exclusivamente, em canais digitais que são eles: redes sociais, sites, blogs, vídeos, e-mail marketing, entre diversos outros.

Quando falamos de marketing digital no universo esportivo, focamos ainda mais em uma especialidade relacionada ao esporte e suas estratégias utilizando estas técnicas. Sendo assim, o marketing digital surgiu em 1986, onde foi criado o primeiro software de gestão de dados digital da história. Entretanto, a evolução, de fato, se iniciou na década de 90, quando ocorreu um vasto crescimento de investimento no desenvolvimento de sistemas e soluções com objetivo de melhorar a vida no trabalho e em funções até então manuais e complexas.

Nestes anos, já tínhamos um grande apelo aos eventos esportivos como a Copa do Mundo, Olimpíadas, campeonatos nacionais, entre outras competições esportivas, porém, muito atrelado e dependente dos meios de comunicações da época: TV, jornal e rádio.

Apenas nos anos de 2000 iniciamos uma importante evolução na era digital com diversos novos meios de comunicação, criando uma velocidade maior na troca de informações e conteúdo. Assim, este crescimento também foi prioritário para comunicação e jornalismo esportivo, criando assim uma forma de se comunicar otimizada para cada esporte e equipe.

Benefícios de ter uma estratégia na Área Esportiva!

Exatamente por rodar em um mundo online, o marketing digital surge com inúmeros aspectos positivos em comparação com os formatos de marketing offline. Assim, uma vez que não lidar com impressão em papel ou veiculação em grandes emissoras, o processo de produção do marketing digital é mais prático.

Mas as vantagens não param por aí. Dessa forma, o marketing digital também ganha pontos por ter um sistema de acompanhamento de resultados melhor e mais apurado que qualquer outro meio offline. Além disso, se algo não sair como o esperado com sua campanha, é possível fazer correções com ela ainda em andamento.

Por isso, o marketing digital é a melhor – e mais acessível – maneira de aumentar a visibilidade da sua marca e gerar novos negócios nos dias de hoje.

Algumas estratégias que podem ser adotadas neste segmento!

Estratégias de Marketing Digital

Existem inúmeras estratégias de marketing digital disponíveis para qualquer tipo de empresa. Porém, destacaremos algumas que costumam dar certo no ambiente esportivo. Assim, acompanhe os tópicos a seguir e conheça todas.

1- Venda de camisas e outros artigos de merchandising na Loja Online

Muitas vezes, já contratam um atleta renomado com objetivo de usar a sua imagem pública como forma de aumentar as receitas. Assim, usando o futebol como exemplo, a venda de equipamentos e objetos relacionados à imagem do atleta é uma das cinco mais importantes fontes de lucro de qualquer clube de grande dimensão. Dessa forma, atualmente, muitos torcedores não dispõem de tempo para se locomover até uma loja física para adquirir uma camisa ou outro objeto. Por isso, ter uma loja online é totalmente indispensável para obter sucesso com o Marketing Digital.

2- Divulgação e promoção dos jogos

É função da equipe do marketing divulgar as partidas e encontrar meios criativos e chamativos de atrair os adeptos do esporte ao estádio. Assim, com o andar do campeonato, é muito comum que a procura por ingressos diminua – independente do esporte. Como resultado, é necessário que este grupo de profissionais encontre novas formas de promover e obter um fluxo maior do público no estádios. A oferta deve ser tentadora, para que os torcedores se motivem a irem ao jogo, ao invés de ficar no sofá assistindo a partida pela TV.

3- Fazer promoções em datas especiais

Uma das formas mais inteligentes de atrair torcedores é fazer promoções em cima do valor dos ingressos em datas especiais: dias da mães, dia dos pais, dia das crianças, etc. Também é válido liberar ingressos gratuitos de alguns jogos para ONG’s e sortear outros nas redes sociais.

4- Parcerias

É muito importante continuar a busca por parcerias para a expansão de outros negócios. Assim, quanto maior o número de empresas renomadas sendo parceiras de seu clube, mais reconhecido e noticiado você será pela mídia e pelas pessoas.

5- Redes Sociais

As redes sociais detém uma importância inigualável em qualquer negócio, e não é diferente no esporte. Cada vez mais as pessoas passam mais tempo nelas, logo, é preciso utilizar este tempo para que seus torcedores interajam com o clube de coração. Por isso, é necessário se fazer presente nas principais redes sociais e que cada página seja atualizada constantemente – sempre oferecendo conteúdo relevante. Além disso, é importante promover a interação do público com a equipe, seja por meio de enquetes, resultados dos jogos ou até informando parcial de ingressos.

Através destas grandes Estratégias de Marketing Digital, a sua organização terá um grande Aumento nas Vendas! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!

O QUE VC PRECISA SABER SOBRE META TAGS SEO

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O QUE VC PRECISA SABER SOBRE META TAGS SEO

Com certeza você já ouviu muito sobre o assunto meta tags, mas ainda não tem clareza do que se trata e a sua importância no mundo digital. Apresentamos este conteúdo que aborda os fundamentos desse importante instrumento nas técnicas de SEO.

Meta tags, quais são as principias dúvidas? Vamos esclarecer de modo claro e objetivo. Sabemos que que há diferentes ramos deste conteúdo e para não ter dúvida, esclarecemos que assunto está focado nas metas fundamentais para trabalhar com os instrumentos de busca.

Meta Tags

O rastreamento de busca das principais plataformas é realizado exclusivamente por robôs. Portanto as meta tags compreende um recurso que estabelece marcações no texto que possibilitam o trabalho dos buscadores. Pense como a etiqueta de um pacote fechado que indica o produto que está embrulhado.

Nas estratégias de SEO, esse recurso deve ser levado muito em consideração. É como escrever o endereço preciso no GPS, facilitará muito o acesso ao destino escolhido. No mundo dos negócios online não cabe o paradoxo do gato de Schrödinger.

Palavras-Chave

Muitos SEOs, atualmente, questionam os fundamentos das palavras-chave/meta Keywords. Que é um conjunto de palavras sinônimas que possibilitam a indexação do site, consequentemente promovem o bom rankiamento.

Para facilitar a compreensão, é necessário ter clareza dos fundamentos sobre a utilização de palavras no documento em HTML. Não pense que o caminho é repetir a palavra-chave indefinidamente. Isso ocorre em SPAM. E para o leitor fica muito enfadonho, tirando a credibilidade do seu conteúdo.

Razões para usar Meta Tags

Ao iniciar o processo de otimização de um site, a elaboração de meta tags é um mantra. São feitas para todas as páginas. Mas há no mercado que, não faz o uso devido ou mesmo descarta essa ferramenta em seu trabalho de SEO.

Um dos pontos a se atacar quando se está fazendo a otimização on-page de um site é a criação de meta tags para cada uma de suas páginas. Embora este seja um tema batido entre os SEOs mais engajados, ainda vemos muitos sites que não trabalham as meta tags corretamente, ou simplesmente não trabalham.

Gerar meta tags personalizadas, com criatividade e objetividade diretamente configurada ao conteúdo impulsiona o ranking de uma palavra para suas palavras-chave essenciais.

Produzindo Meta Tags

Para quem quer uma saída meia rápida e prática, basta criar meta tags de forma automática a partir do conteúdo do site. Porém a que valorizar o fato de que a criação manual agrega valor e atrai resultados mais consistentes. Portanto a dica é que valorize o processo manual e deixe o automático para o caso de extrema necessidade.

A Avaliação Da Meta Tag Por Uma Pessoa

Direcionada a pessoa ela deve ser clara, atraente, criativa, despertar interesse, com um pouco de enigma, mas também com pitadas de call-for-action.

A Avaliação Da Meta Tag Pelo Buscador

O buscador demanda uma certa quantidade de palavras-chave para induzir p algoritmos da plataforma a classificar bem a página.

Quantidade

É preciso ter cautela em relação a quantidade de meta informação. Um título criativo e com alta qualidade não deve passar de 70 caracteres. Deve trazer referencias do site, da página e os gatilhos relevantes.

Para a descrição, 160 caracteres está de muito bom tamanho. É uma função importante, porque tem como missão passar as informações mais relevantes para o leitor.

Não se preocupe em contar os caracteres, todo bom editor de texto tem essa ferramenta.

Exemplo

Você precisa elaborar um conteúdo para venda exclusiva em seu domínio. Pondere sobre suas condições. Você tem uma página que é capaz de oferecer tal serviço. Prepare seu ambiente virtual para isso. Explore o lado emocional em suas mensagens. As campanhas emocionais tem obtido bons resultados.

O QUE É DOMAIN AUTHORITY E PAGE AUTHORITY

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Todos que desejam melhorar sua estratégia digital precisam conhecer o conceito de SEO, ou Search Engine Optimization. Trata-se da otimização de sites para aumentar os acessos. Um conjunto de técnicas e estratégias bem elaboradas para que a página melhore o seu posicionamento nos resultados de mecanismo de busca, em quase 100% dos casos, no Google. Quando você realiza uma campanha para otimizar seu site poderá melhorar o posicionamento de palavras-chave da sua marca, ou seja, palavras que remetem ao seu negócio e são normalmente buscadas no Google. A marca se torna mais visível dependendo do objetivo do empresário.

Em um e-commerce, a intenção é aumentar o número de leads e de vendas, em um blog o número de acesso aos posts. Independente da área, investir em SEO é a melhor forma de se fazer presente nas redes e conseguir lucros com isso. Vale destacar que é possível segmentar o público que irá acessar, tendo pessoas realmente interessadas em sua marca visitando seu site.

Atualmente todo tipo de conteúdo online gira em torno de otimização SEO e conteúdo de qualidade. Confira nesse artigo o que é Domain Authority e Page Authority.

O que é Domain Authority?

Dois termos estão em voga atualmente após atualizações recentes dos algoritmos de ranqueamento do Google: domain authority e page authority. Vamos por partes: primeiramente é preciso conhecer o domain authority. Ele mede a força que um site inteiro possui em comparação a outras páginas. Compara você com o concorrente, por exemplo. A chamada ‘autoridade do domínio’ baseia-se em qualidade de links externos, conversões, número de visitas, tempo de permanência na página e inúmeros outros itens. A medição pode ser feita por meio do MozBar, um aplicativo gratuito que analisa os domínios baseando-se nesses fatores. O conceito é simples, mas se colocar entre os melhores não é preciso: um histórico de bons conteúdos, qualidade dos sites citados em links, dos que usam como link em suas páginas, etc.

Você além de possuir bom conteúdo, precisa ser um site de autoridade. A intenção é que o seu público, ao pensar no item que você comercializa, lembre-se de você ao fazer a busca. Trata-se de credibilidade medida pelas inúmeras métricas desenvolvidas pelo Google.

Existem diversas outras formas de medir o Domain Authority, bem como maneiras de melhorá-la. Confira a seguir como ampliar o potencial dessa estratégia de marketing digital.

Qual a importância do Domain Authority para SEO

Dentre os inúmeros fatores de importância, podemos destacar o link building. Esse é o fator que expõe a linkagem, principalmente externa, como um dos principais itens para melhorar o rankeamento nos mecanismos de busca. Isso quer dizer que o Google interpreta que se você é citado por um site grande e de referência, é porque também tem credibilidade. O contrário também é verdadeiro. Links de baixa qualidade podem prejudicar o site. Outro item é o nicho, mesmo que um site grande te indique, não há tanta valia se o nicho dele é totalmente diferente do seu. Por isso mais do que ser autoridade, é preciso ser autoridade na sua área de atuação. Os artigos devem ser melhorados constantemente, corrigindo erros e enriquecendo as informações. Assim é possível analisar conversões, call-to-actions, verificar número de visitas, entre outros dados.

O Google não faz a análise do conteúdo apenas de forma sintática, linguística, morfológica e semântica, por isso oferece que o site tenha autoridade de domínio estabelecida. Considera-se que os melhores conteúdos estão ali inseridos. Então é preciso pensar na qualidade como um todo, seja em palavras-chave, conteúdo original, formatação de texto, responsividade, layout, qualidade e quantidade de links usados além das palavras-chave atraentes para outros sites.

Como melhorar o Domain Authority

Primeiramente não abra mão da qualidade dos conteúdos postados na sua página. O correto é sempre atualizá-los, corrigi-los e enriquecê-los com novas informações. O número de visitas aumenta, bem como as conversões. E como anda o seu site nas redes sociais? É interessante analisar se está sendo compartilhado e se as pessoas são atraídas pelo conteúdo. Nesse âmbito podemos destacar questões mais técnicas como a capacidade de compartilhamento, layout responsivo e carregamento rápido em todos os dispositivos móveis. Confira alguns itens importantes:

  • Marketing de conteúdo: Você já deve ter notado que o marketing de conteúdo é determinante para tornar o seu site autoridade na área em que atua. Por isso é importante sempre modificar o conteúdo do seu site. Nesse âmbito você pode testar visitas, conversões e call-to-action. Pequenas mudanças geram grandes resultados.
  • SEO on page: Pense em urls amigáveis, alt nas imagens, semântica do HTML e outros itens para melhorar a campanha de SEO.
  • Links internos: Trata-se de um dos aspectos mais importantes para ampliar a autoridade do site, só não tanto quanto os backlinks de qualidade. Existe a distribuição de autoridade para diversos links dentro do site melhorando o domínio como um todo.
  • Inbound links: trata-se do endereço do seu site presente em outros sites criando uma rede de parceiros. Com ele mais pessoas visitam o seu site por meio de outros, também ampliando sua autoridade.

E o que é Page Authority?

Agora vamos descobrir o que é Page Authority. Trata-se de outra métrica de posicionamento de um site pelo Google, ou seja, a autoridade das páginas do site. Expõe a relevância dentro e fora do site e a contribuição para formação de autoridade do domínio. Todas as características específicas que existem em uma página possuem qualidades próprias e fazem com que seja utilizada em outros sites por meio da linkagem. Se o seu site tiver credibilidade, há mais chances de ser linkado em outros sites de autoridade, fortalecendo a sua. Cada página é responsável por essa construção. A métrica é muito importante, pois o Google indexa páginas avulsas e nunca sites como um todo.

Caso você possua páginas que atraem diversos links de outros sites, sua autoridade se consolida. Mas nada disso é permanente, por isso, caso você perca links ao longo do tempo, há grandes chances de cair no rankeamento. Existe uma escala logarítmica que mede o page authority, de 1 a 100. Quanto maior for o valor, mais complicado de aumentá-lo. Por exemplo: aumentar de 10 para 20 é fácil em detrimento de aumentar de 80 para 90. O segredo sempre estará no conteúdo, por isso sempre o priorize para melhorar o rankeamento.

Importância do Page Authority para SEO

Agora que você entendeu o que é page authority, vamos entender a importância dele para o SEO de um site. Em relação ao que é o page authority e à melhoria e otimização do seu site nas buscas, o page authority pode contribuir em relação aos links. Cada página pode conter links internos e externos qualificados, os chamados backlinks. Os links que levam para outras páginas dentro do site precisam ser palavras-chave que otimizam as páginas, tornando-as escaneáveis para as buscas. Os conteúdos mais antigos e duradouros saem na frente, logo, é importante mantê-los atualizados para que aquela página se torne referência. Já os links externos também são poderosos. Em quantidade suficiente fazem com que o Google enxergue o seu site como referência naquele nicho.

  • Confira alguns fatores que determinam a autoridade da página:
  • Semântica textual;
  • Poucos spams;
  • Relevância do conteúdo;
  • Palavras-chaves usadas de forma correta;
  • Posicionamento dos links internos.
  • As palavras-chave precisam ser ricas, mas dentro do contexto. Nada de palavras apenas jogadas no site, sem sentido. Isso com certeza não alavanca uma página, muito menos a torna autoridade. Por isso é importante investir na escaneabilidade do texto e em otimizações, para que o seu possível cliente permaneça por mais tempo na página. Dessa forma há mais chances dele se tornar um lead e também propagar o seu conteúdo.

Como melhorar o Page Authority

Agora que você já sabe o que é domain authority e page authority, vamos ver como melhorar o page authority? O Google sempre prioriza as páginas que de fato solucionam o problema que o usuário tinha em mente quando fez a busca. Por isso é importante ter relevância em relação ao conteúdo da página e palavras-chave de acordo. As palavras precisam estar em consonância com o nicho em que o site está inserido, e as informações devem ser relevantes e originais. Pensando em todos esses passos, o site começa a fortalecer sua autoridade no assunto e, consequentemente, ganhar mais acessos diretamente, ou seja, como referência por outros websites também com credibilidade.

Quantos mais artigos bem ranqueados no Google o seu site tiver, mais chances de melhorar a posição dele nos mecanismo de busca. Quer dizer que o Google confia na qualidade dos conteúdos produzidos, o que melhora os resultados. Você pode melhorá-la de diversas formas. Confira:

  • Imagens: use imagens, infográficos e artes interessantes para chamar a atenção para o seu conteúdo.
  • Responsividade: o site precisa ser responsivo com facilidade de acesso em dispositivos móveis.
  • Backlinks: novamente citamos esses pontos, afinal, é preciso que as linkagens sejam de qualidade para que o seu site também seja. Dessa maneira cria-se uma rede de contatos dentro do nicho trabalhado.

5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente com VoIP

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5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente com VoIP

Atender bem seus clientes e causar uma boa impressão é fundamental em qualquer negócio. Dessa forma, fazer o atendimento ao cliente com VoIP se mostra uma solução para as falhas de comunicação com quem comprar de você.

Isso porque, com esse sistema, atender ao cliente será mais ágil e fácil. Afinal, o VoIP, aliado a URA e ao PABX Virtual, permite um controle total de suas ligações. Saiba como melhorar seu atendimento ao cliente com VoIP com 5 ótimas dicas:

Conceito de VoIP

Em primeiro lugar, vale explicar o que é VoIP, caso você ainda não conheça a tecnologia. Em suma, o VoIP, ou Voz sobre IP, permite chamadas de voz e vídeo por meio da internet.

Para isso, você precisa de um aparelho de telefone IP, ou de um ATA (Adaptador Telefônico Analógico). Ou ainda de um aplicativo do tipo softphone, para computadores, tablets e smartphones.

Por meio desses aparelhos, os áudios e/ou imagens analógicos são convertidos em dados digitais e transmitidos para um receptor. Ao chegar no destino, os dados digitais voltam a ser analógicos.

5 dicas para atendimento ao cliente com VoIP

Depois que você entendeu melhor o que é o VoIP, é hora de explicar como ele pode melhorar sua maneira de atender aos clientes. Para isso, temos 5 dicas para você, veja:

1- Mais agilidade e rapidez no atendimento ao cliente com VoIP

Tem a tecnologia VoIP sua rede de telefone nunca vai estar ocupada, mesmo que seus atendentes estejam. Essa qualidade, aliada a URA (Unidade de Resposta Audível) ajuda a manter o cliente conectado e entretido enquanto você não pode fazer o atendimento pessoal.

2- Manutenção do cliente na linha

Como já falamos, com o VoIP, as chances de seu cliente permanecer na linha aumentam.

Aliás, isso garante a permanência dos leads gerados pelas estratégias de marketing do negócio.

Vale destacar que, além de ser mais fácil de manter o cliente conectado com a empresa, o VoIP também pode estar integrado com o marketing digital.

Para que isso seja colocado em prática, você pode usar a telefonia via internet para disparar campanhas de publicidade ou enviar recados personalizados. Com isso, aumentam ainda mais as chances dos leads se tornarem oportunidades de venda.

3- PABX Virtual e suas possibilidades

Outra dica que podemos te dar para melhorar o atendimento ao cliente com VoIP está relacionada ao PABX Virtual.

Em geral, o PABX, que surgiu na década de 1980, permite a criação de ramais para empresas. Essa tecnologia, quando colocada em ambiente virtual, potencializa os resultados.

Assim, ter um PABX Virtual, faz com que seu VoIP tenha mais ramais ligadas a um mesmo número de telefone virtual. Desse modo, será mais fácil para que seus clientes entrem em contato.

4- Integração com o CRM

A sigla CRM significa “Customer Relationship Management” ou, em português “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Esse sistema de gestão permite que os dados do cliente fiquem disponíveis para quem vai atendê-lo.

Em outras palavras, funciona assim:

  • seu cliente faz a ligação para o número virtual VoIP
  • a URA atende a ligação e, por meio de seus menus interativos, identifica qual é a demanda
  • se for necessário falar com uma pessoa, o cliente fica na linha em um ramal PABX Virtual
  • ao mesmo tempo, o CRM usa os dados fornecidos pelo cliente nos menus da URA e passa essas informações ao atendente
  • quando for possível fazer o atendimento, seu funcionário já sabe o que o cliente precisa e este não tem necessidade de repetir tudo o que já disse

Como você pode ver, a integração do CRM com o VoIP faz com que seu cliente seja melhor atendido e fique mais satisfeito. Afinal, ninguém gosta de repetir várias vezes as mesmas coisas, certo?!

5- Opinião do cliente

Por fim, fazer o atendimento com VoIP ajuda você a saber o que seu cliente pensa a respeito da sua empresa. Mais do que isso, com o VoIP, você pode colocar, ao final de cada ligação, uma pergunta simples e fácil em que o cliente responde com sim ou não, se está gostando do seu serviço, produto ou atendimento.

Atendimento ao cliente com VoIP

Enfim, como você pode ver, o VoIP pode melhorar de várias maneiras o modo como você atende seus clientes via telefone. Por isso, não deixe para amanhã e invista hoje mesmo nessa tecnologia.

Em pouco tempo você vai perceber uma melhora tanto interna quanto externa. Afinal, suas ligações serão muito melhores!

Fundamentos do Novo Marketing Digital

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Fundamentos do Novo Marketing Digital

O mundo muda constantemente e em velocidade cada vez maior. O Marketing deve acompanhar tais mudanças, não nos princípios, mas na práxis. Há que acompanhar as nuances da História e no mercado sobrevive quem está um passo à frente.

Mudança

O que mais se ouve nos últimos meses é: O covid-19 mudou as coisas. É preciso olhar além dessa frase e perguntar: o que realmente mudou? O momento em que vivemos exige prática, é hora de “arregaçar as mangas”, trabalhar mais e discursar menos. Para não deixar o trem passar e continuar na estação.

Mundo digital: novidade?

É preciso rever falas expressando que o digital foi implantado devido a pandemia do covid-19. Na verdade ele já é uma realidade a muito tempo. Na educação, por exemplo, os sistemas que já tinham plataformas bem elaboras de eficientes, não tiveram dificuldade em implantar o sistema remoto. Ao contrário das marcas nunca olharam para esta realidade e ficaram à deriva.

Uber, Ifood, Netflix, Airbnb, são marcas que já prestavam serviços bem antes da e sem mesmo pensar em pandemia. Isso significa que a adesão ao digital depende de expertise e comportamento arrojado, o corona vírus não pode ser um subterfúgio.

O digital já está presente desde 2000, especialmente no Brasil que está entre os países que mais acessam a web no mundo. Portanto não cabe desculpa, é preciso estar atento e ter coragem de avançar.

Fundamentos

Muitos, diante de momentos difíceis que exigem muito trabalho e estratégia, ficam parados na pergunta: será que vai dar certo? Vai ser possível? É preciso mudar esses questionamentos. É hora de reunir a equipe e dizer: como vamos enfrentar este momento?

2021 chega com inúmeros desafios pós-pandemia, o cenário é nebuloso, porém planejando a partir das metas possíveis e alicerçando em fundamentos sólidos o êxito é promissor.

Construindo a base

Steve Cannon, CEO da Mercedes-Benz, afirmou que: “a experiência é o novo marketing”. Partindo desse princípio é importante conservar e atualizar o que já deu certo, aplicando da melhor forma.

Investir em tecnologia nunca será uma perda, ela exige evolução e propõe o olhar visionário que faz a marca crescer. Outra função é que ela traz o mundo inteiros sempre para mais perto.

Daniela Cachich ressalta: “As estratégias de marketing são retro alimentadas pelos dados”.  A colheita de dados é essencial para direcionar qualquer planejamento. É como seguir pegadas para buscar o melhor caminho. Muitas empresas estão investindo em cientistas de dados para reforçar suas equipes, analistas de business inteligence também estão encontrando muito espaço no mercado.

O professor de marketing Felipe Morais orienta: “Colhe os dados e cruze as informações: Ouça os dados”

Marketing H2H

Para começar um bom trabalho em 2021 é mais que necessário falar e exercitar a humanização. O Marketing H2H (Human to Human) proporciona um conjunto de vivências que aproximam a marca do cliente.

Engajamento

Encontrar o público-alvo faz parte do que é elementar no mundo dos negócios, porém é, arualmente, imprescindível engajar esse público. A partir do esboço das personas chega-se ao padrão dos clientes da marca e consequentemente amplia as possibilidades de atendê-lo.

Comunicar

A comunicação, independente da mídia, deve ser objetiva, clara e que vá direto às necessidades do cliente. Principalmente, tem que ser educada e agradável. É momento de repensar algumas estratégias e se colocar no lugar do interlocutor.

Onde tudo começou

Todo projeto de sucesso começou com a primeira inspiração. Pensar 2021 como um ano de desafios e incertezas é normal. Já falamos dos fundamentos a serem aplicados para o novo marketing digital. Some tudo isso primeira inspiração, onde, quando e quais circunstancias surgiu a marca?

Resgatar a identidade e os princípios da empresa agrega os melhores valores e promove abertura para novas experiências. O próximo ano exigirá a síntese da metáfora da águia e da galinha, vislumbrar os voos mais altos e belos tendo os pés firmes ao chão.

MARKETING H2H: HUMANIZAR É A TENDENCIA PARA O “NOVO NORMAL”

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MARKETING H2H: HUMANIZAR É A TENDENCIA PARA O “NOVO NORMAL”

Criatividade, desenvolvimento de novas habilidades, o olhar holístico, o cliente como protagonista englobam um conjunto de necessidades para adaptar a economia à realidade pós-pandêmica.

Humano Com Humano: Reconstruindo Em Parceria

A covid-19 provocou o caos em todos os âmbitos da vida humana, veio até nós uma realidade que só conhecíamos nos livros de História. Profundas feridas foram abertas em âmbito antropológico, social, político e especialmente na economia.

Para adentrarmos ao “novo normal” é preciso refletir, planejar e estabelecer novos paradigmas que atendam a realidade que se constrói a partir das estruturas, algumas rachadas e outras até em escombros.

Diante da demanda que emerge, posicionamento é a palavra de ordem. O marketing H2H (Human to Human) torna-se um modelo necessário, pois coloca no centro a humanidade do cliente e a disposição para resolver seus problemas.

Ouvindo A Voz Do Cliente

A empresa Accenture (empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing) publicou uma pesquisa relatando 83% do público consumidor brasileiro inclina-se a optar por empresas que tem uma base ética voltada para questões que valorizam a dignidade e promoção da vida.

Um grupo de 79% de consumidores exige que as empresas estabeleçam critérios e se pronunciem diante de temas relevantes para a sociedade. Outros 76% afirmam que suas decisões de compra levam em conta valores defendidos pela marca.

Necessariamente Humano

H2H é um modelo de marketing que tem como prioridade a realidade das pessoas. O contexto de cada um, compreende que cada cliente tem uma história a ser contada e problemas a serem resolvidos. A relação sincera e aberta com o cliente fara toda diferença para o sucesso e o fracasso das marcas.

Camilla Simon, especialista em estratégia de relacionamento e diretora da Moulin (agência responsável por projetos desenvolvidos para marcas como LG do Brasil, Hospital Albert Einstein, Comgás e Coral) afirma de forma categórica que para as novas estratégias a ordem deve ser colocar o humano no epicentro das atenções.

A profissional alerta, também, para o desenvolvimento de habilidades inerentes as características da personalidade humana: Humildade; Sensibilidade; Coragem; e Autenticidade. Devem, essas, serem agregadas ao conceito da marca.

H2H se desenvolve na prática

Empatia

Para compreender o outro é preciso olhar a partir da perspectiva dele. Ao exercer a empatia com o cliente, ele se sentirá confortável e compreendido. É um primeiro grande passo para criar laços fechar excelentes negócios.

Educação

Pergunte e trate o cliente pelo nome, escute-o e valorize seus anseios e vontades. Estabeleça uma relação de parceria. Essa atitude fortalecerá a confiança e fortalecerá o vínculo. Lembre-se que as pessoas precisam e querem ser ouvidas. E as ouvindo a empresa saberá com quem está negociando, para quem fornece seus serviços.

Autenticidade

Não tente enganar o cliente, mesmo que ele queira. É preciso dizer exatamente o que deve ser dito e não o que o ele quer ouvir. Ser transparente desperta confiança e quebra qualquer tipo de ruido na comunicação.

Porém não confunda franqueza com brutalidade. Seja cuidadoso e comunique de acordo para que os negócios sejam fechados com segurança e garantias de serem cumpridos e renovados.

Referência

Seja referência e inspiração para o seu cliente. O ser humano também é composto de emoção, expressá-las e acolher a reações do outro também é muito importante. Todas as pessoas estão buscando o melhor e isso precisa ser valorizado.

A Analista de Marketing Bárbara Georgiane diz que: “Inspirar pessoas vai muito além de fazer algo por elas, é dar algo que elas possam se agarrar e sustentar quando os obstáculos chegarem. É dessa maneira que as relações amadurecem!”

 

H2H – Human to Human – Em 2021, invista no cuidado!

Você sabe o que é a tecnologia VoIP?

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Você sabe o que é a tecnologia VoIP?

Cada vez mais estamos envolvidos por tecnologias que facilitam nossa vida. Nesse sentido, podemos dizer que a tecnologia VoIP é uma delas. Se você não sabe muito bem o que ela faz, calma que já vamos te explicar!

Mas, só para ter uma ideia, é por meio dela que você faz chamadas de vídeo e áudio em aplicativos como o Whatsapp e o Skype.

O que é a tecnologia VoIP?

Traduzido do inglês, o Voice Over Internet Protocol (VoIP), ou então Voz Sobre Protocolo de Internet, é um tipo de telefonia que usa a internet para fazer sua transmissão.

O VoIP faz a transmissão de voz por protocolo de internet. Em outras palavras, ele transforma dados analógicos de áudios e vídeos em dados digitais para internet. Com isso, ele permite uma comunicação ágil e fácil entre as pessoas.

Essa é a tecnologia por trás de uma chamada de vídeo ou áudio de apps de redes sociais. Nesse caso, os smartphones já possuem a função de fazer ligações via internet. E o sistema funciona porque envolve apenas pessoas físicas.

No entanto, quando se trata de empresas ou de comunicações entre telefones convencionais, a transmissão é um pouco diferente. Sobre isso vamos falar agora.

Como funciona

Em resumo, para funcionar o VoIP precisa de uma boa conexão com a internet e de aparelhos específicos ou adaptados para isso.

Caso você contrate um serviço de telefonia VoIP empresarial, seus computadores, tablets ou smartphones profissionais precisam de um softphone. Ou seja, de um app que faz e recebe ligações.

Em caso de telefones normais, ele pode receber chamadas via internet se você instalar um ATA Voip (Adaptador Telefônico Analógico). E, por fim, o VoIP ainda funciona em telefones IP, aparelhos usados somente para esse tipo de serviço.

O VoIP na prática

Não importa o modelo adotado, a comunicação via tecnologia VoIP se dá pela captura da voz que é transformada em dados digitais. Para chegar ao destino, esses dados são enviados por protocolo de internet (IP). Por fim, o IP chega ao destino sendo convertido em áudio novamente.

Apesar de parecer difícil e lento, todo esse processo acontece em milésimos de segundos. E mais, como funciona totalmente em meio digital, todo processo se torna bem mais rápido do que em uma ligação tradicional.

Vantagens e desvantagens da tecnologia VoIP

Em primeiro lugar, vamos falar da parte boa. Podemos citar, como vantagens do VoIP:

  • o baixo custo para ligações locais e internacionais porque usa o meio digital
  • a forma simples com que faz e recebe ligações através de um app ou telefone IP
  • sua mobilidade, pois o telefonema é recebido de qualquer lugar com acesso a internet
  • o fato de permitir que mais de duas pessoas participem da mesma ligação
  • a possibilidade de deixar ligações gravadas para consulta posterior

Além disso, a telefonia via internet também facilita o trabalho dentro de empresas. Isso porque permite o uso de ramais internos de modo gratuito.

Em segundo lugar, apesar da eficiência comprovada, o VoIP ainda tem uma desvantagem. Por se tratar de uma tecnologia digital, ele precisa de internet. Ou seja, para que uma chamada tenha qualidade, a internet deve funcionar bem e não cair a todo momento.

Essa dependência da internet também causa problemas em situações de emergência, em que não há o recurso de fazer ligações.

Por que contratar um serviço VoIP

Se você é pessoa física, pode parecer que esse tipo de serviço não é necessário, o que é verdade. No entanto, para as empresas, ele é fundamental.

Nesse momento, você se pergunta: Por que vou contratar e pagar por um serviço se ele é gratuito no meu celular?

De modo geral, para empresas, o recurso de contratar por o serviço de telefonia VoIP ajuda a dar mais estabilidade ao sistema. Isto é, com um VoIP empresarial, você terá o suporte para implantar a tecnologia contratando uma provedora como a PABX Virtual Em Nuvem.

Desse modo, obter um número virtual e gerenciar as ramais da empresa será mais tranquilo. Afinal, você terá o apoio de uma empresa especialista no assunto.

Outra coisa, com o VoIP, o seu negócio pode personalizar a maneira de atender os clientes. Isso, além de deixar uma primeira impressão melhor, também mostra profissionalismo da sua parte.

Antes de ir, deixe um comentário para nós. Queremos saber o que você achou da tecnologia VoIP e como pretende usar ela em seu negócio, se for o caso.

Tendências do Marketing Digital para 2021

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Tendências do Marketing Digital para 2021

A expectativa do contexto pós-pandemia se apresenta com possibilidades estratégias e instrumentos que podem alavancar as vendas para o ano de 2021

Não é novidade dizer que a pandemia do Novo Corona Vírus causou um rebuliço mundial, e no mundo do marketing digital não foi diferente, houve mudanças no modo de planejar e estabelecer metas.

A prospecção, isto é, as famosas tendências do mercado para o próximo ano terão elementos a mais. Partindo do ponto que muitas pessoas tiveram que redefinir seus planos pessoais, fatores que afetam diretamente o mundo dos negócios devido mudança na perspectiva do perfil dos clientes.

Expectativas

O crescimento do comercio digital cresceu consideravelmente em 2020, devido as circunstancias envolvidas em razão da pandemia. Fato que despertou o consumidor, que agora considera mais seguro para fazer suas aquisições por esse meio.

Outro fator a se considerar é que outra grande parte dos consumidores se propuseram a rever suas compras em perspectivas de diminuí-las, seja em função de um novo estilo de vida ou mesmo se preparando para uma possível recessão.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) esperam um crescimento de 18% no faturamento do e-commerce em 2020 comparado a 2019, em dados financeiros o número é superior a R$ 106 bilhões. Pode-se dizer que, no período entre a Black Friday e o Natal, o mercado manteve aquecido.

O fato a ser enfrentado é que 2021 será um ano de retomada, de uma reconstrução que pode durar de 6 a 12 meses, isso passa pela perspectiva de confiança do consumidor. Arthur Brognoli afirma que:

“É inegável que houve maior volume de experiências de clientes no digital, e esse é um caminho sem volta. A tendência é o mercado aproveitar esse crescimento e explorá-lo de forma mais efetiva, com ferramentas e soluções adequadas a estes novos perfis de consumidores.”

O desafio do marketing digital para 2021 será o de apresentar soluções de modo personalizado. Revisando o modelo de capitação de clientes. Mas principalmente apresentando-se com a capacidade de solucionar dores, problemas serem sanados de forma objetiva, porém personalizada.

De Volta a “Normalidade”

“As relações comerciais, especialmente com o digital, mudaram em definitivo”, diz Brognoli. O comportamento das pessoas foi transformado de modo considerável na pandemia. Quando se fala em vendas, algo que era esporádico, como a venda para personas (cliente especifico) e datas festivas, se tornarão corriqueiras, parte fundamental do mundo das vendas.

O foco é no grupo B2C, que está muito inserido no mundo digital. É necessário chegar até ele através das próprias mídias sociais, estabelecendo estratégias específicas para cada uma delas. 

Inteligência Artificial: Grande Aliada.

A inteligência artificial e seus recursos como atendimento virtual, chatbots e pabx virtual não são novidades, mas em 2020 estabeleceram sua casa no mundo das vendas. A grande vantagem é que esses recursos se adequam a cada mídia de modo a relacionar com o usuário de modo mais fluido e efetivo. O grande ganho nessa relação é que a empresa estará em operação 24 horas, adaptando ao cotidiano do cliente.

As Relações

Interatividade é a palavra da vez, direcionar o contato especifico e direto com o consumidor é a função do marketing interativo. O consumidor torna-se cada vez mais exigente, principalmente quanto ao atendimento. Encurtar essa relação, promover agilidade na resolução de problemas trará benefícios a empresa.

Os Nichos

Das tendências atuais, uma desponta de forma significativa é o marketing de influência, que parte de pessoas comuns com grande poder de capitação de clientes para determinado nicho de vendas.

Ao invés de fazer um alto investimento em busca de um público amplo, investir em micro influenciadores leva diretamente ao cliente que consumirá seu produto.

Audiovisual

A grande vantagem das mídias de audiovisual está capacidade de adaptação dela, é um método que se reinventa. 2020 foi o ano das lives que geraram muita história, conteúdos de incontáveis nichos e de grande aceitação por parte do público.

É um recurso que seguirá forte para o próximo ano e deve ser usado da forma mais adequada para atingir as metas de vendas e lucros da sua empresa.

RECRUTAMENTO E DIANTE DA HEGEMONIA DA TECNOLOGIA

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RECRUTAMENTO E DIANTE DA HEGEMONIA DA TECNOLOGIA

Recrutamento, quais as perspectivas em meio ao mundo digital?

É preciso tem ciência de que o modo digital de recrutamento já se estabeleceu a bastante tempo. A dinamicidade do mercado, as exigências que emergem cada vez mais rápido. É fundamental, portanto, adaptar-se diante das novas demandas.

É um caminho sem volta, o mundo é cada vez mais digital. A tecnologia abrange todas as dimensões, seja em âmbito social e/ou econômico. O que faz muitas companhias aderirem à inteligência artificial para o processo de seleção e recrutamento.

Essas transformações não atingem somente o âmbito das empresas e do capital. Promove mudanças consideráveis em perspectiva antropológica que serão percebidas no processo de recrutamento.

Como é o recrutamento hoje?

O ano de 2020 entra para a história marcado pela pandemia decretada em função a covid-19. Isso causou mudanças em todos os aspectos da vida humana. As empresas adaptaram-se também a realidade, de modo que o processo seletivo também teve que adequar-se dentro dos protocolos previstos para a contenção da doença. As empresas que não possuíam meios digitais, viram-se obrigadas a promover as pressas esses meios.

A grande sacada foi que o processo digital que deveria ser provisório, somente para o momento, mostrou-se eficiente e capaz de atender bem as necessidades.

O processo de recrutamento online amplia as possibilidades, pois abrange candidatos em todo território nacional, diversificando os projetos e agiliza o processo.

Os Recursos humanos são o coração da empresa. Como afirma Mariana Dias, CEO da Gupy:

“O RH é uma área super estratégica, com diversos dados que podem ser trabalhados, e que cuida do maior ativo da empresa, que são pessoa. Mas sempre esteve ‘de lado’, e as tecnologias ofertadas para essa área eram muito complexas, engessadas, sem preocupação com usabilidade, uso de People Analytics.”

O mundo, atualmente, propõe inúmeras exigências que partem do mercado. Não basta contratar, é preciso estabelecer um plano eficiente para integrar a nova realidade, na verdade às novas realidades.

O perfil do profissional deve alinhar-se, não somente ao perfil empresarial, mas também deve conectar-se aos aspectos antropológicos, sociais e culturais.

O recrutamento digital, portanto, apresenta-se como mais eficaz, atendendo ao RH com maior objetividade e rapidez. É uma nova experiência de seleção, mais criativa, dinâmica e atual.

Funcional e Objetivo

Antes o recrutamento era entendido como reativo. Hoje o processo exige planejamento e perspicácia. E para tornar o RH mais eficiente, faz-se necessário investir em inteligência artificial que diminua o peso do setor.

A inteligência artificial pode dar conta de toda seleção prévia. Uma tecnologia bem elaborada desfaz preconceitos calcificados, aumenta oportunidades e torna o processo também mais justo.

Humanização da empresa

A tecnologia não desumaniza o processo de recrutamento, pelo contrário, faz ele mais relevante e criativo. O RH não pode reduzir-se a um departamento meramente burocrático. É preciso fazer dele um lugar de engajamento de gente que além do trabalho, crie senso de pertença em relação a empresa.

Stefanie Ferracciu, diretora de Gente e Gestão da Gupy, afirma que:

“A área de Gente e Gestão tem que trazer isso pra diretoria. Porque é muito fácil só falar de número e performance, mas se as pessoas não estiverem bem, a performance não vai acontecer”

O recrutamento deve tornar-se humanista, capaz de ver além de um prestador de serviços ou fornecedor de mão de obra. A demanda do mercado exige integração e interação. A empresa deve ter uma missão e propósitos bem estabelecidos a serem abraçados por seus colaboradores.

As novas tecnologias são uma porta de entrada para a grande novidade estabelecida no mundo do capital e dos negócios. Mais do que implantá-las, faz-se necessário integrá-las em um ambiente humanizado. 

O Facebook vai acabar?

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O Facebook vai acabar?

Enganaram-se aqueles que previram que o Facebbok estava fadado ao mesmo destino que o MuSpace e o Orkut, mídias sociais que desapareceram por tornarem-se obsoletas. Lançado há 16 anos, o Face, como é chamado pelos brasileiros, tem somente crescido a cada ano. Qual seria o segredo dos seus gestores.

O segredo desse sucesso está na capacidade de se reinventar e perceber as nuances da própria história, é uma empresa que está sempre um passo à frente.

Para se manter no mercado, o Facebook desenvolve serviços capazes de alimentar a fidelidade do seu usuário, bem como o interesse em passar horas navegando pela plataforma.

Porém há um problema que sempre foi a pedra no sapato da empresa, quando se relaciona a questões de privacidade dos dados bem como o aparecimento de potenciais concorrentes.

O Facebook só cresce

Com todas as adversidades que chegaram com o ano de 2020, as ações do Facebook valorizaram a ponto de aumentar a receita em 18%, somente nos primeiros 3 meses, em dólares estima-se um lucro de mais de 17 bilhões.

Os resultados da empresa são favoráveis, mesmo diante do cenário da pandemia e as consequências econômicas que vem junto ao combo.

A empresa hoje detém em torno de 1,8 bilhão de usuários em todas as suas plataformas: Facebook, WhatsApp, Instagram ou FB Messenger, todas elas pertencentes ao conglomerado digital de Mark Zuckerberg. O que faz a companhia crescer, mesmo que o ritmo de adesão ao aplicativo siga em ritmo mais lento.

Os números são muito favoráveis, em vendas a companhia vendeu em torno de 20 bilhões, o que determinaria uma margem de 6% de lucro e 23% de crescimento.

Ainda tratando de números, os usuários mensais do Facebook foram 35 milhões em todo planeta. Observando a volta do crescimento na América do Norte, que alavancou esse resultado.

Estratégias

O mundo do capital é dinâmico, consequentemente as exigências mudam rapidamente, o Facebook é uma empresa que tem toda expertise para conviver nesse meio. Sempre tem uma alternativa rápida para atender novas demandas.

Uma de suas estratégias é comprar potenciais concorrentes, isto é, quando surge, mercado, uma nova empresa que pode ameaçar a sua hegemonia, o Facebook faz uma proposta de compra.

Quando esse plano não dá certo, devido ao dono da outra empresa não querer o negócio, a alternativa é elaborar um produto que faça frente ao concorrente, angariando usuários e buscando enfraquecer o concorrente.

A mina está nos dispositivos móveis

Com uma estratégia denominada de “Celular Primeiro”, o Facebook determinou que todos os seus produtos seriam, antes, pensados para smartphones e tablets, depois desenvolver a adaptação para desktop.

Os testes da empresa são feitos com usuários de mobile, o que possibilita avaliações consistentes e melhores aprimoramentos. Essa estratégia é fruto da mente de Mark Zuckerberg, ele foi um visionário do potencial dos smartphones.

Isso faz a empresa estar sempre a frente, de acordo com as exigências da dialética do mercado que cria e mata tendências em pouco tempo.

Os problemas

A maior preocupação dos usuários, não somente em relação ao Facebook, é justamente com a proteção dos seus dados pessoais, tendo em vista os inúmeros crimes que ocorrem via web. A internet ainda é uma terra sem lei. Esse é o calcanhar de Aquiles, a criptonita de Mark Zuckerberg.

Que foi denunciado em grandes jornais porque teria permitido o uso de informações de usuários para fins políticos. Esses escândalos mudaram a visão de uma grande parcela dos usuários quanto a credibilidade da empresa.

Muitos países impuseram normas mais rígidas para a regulamentação das plataformas da empresa. E o grande desafio é atender essas normas e recuperar a credibilidade.

Alternativa viável para vendas

Para pessoas que trabalham com vendas na internet, o Facebook é uma das melhores alternativas, devido a oferecer meios eficazes e baratos para alcançar clientes, aumentando seus lucros.