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PageRank e Backlinks: Como impulsionar as duas métricas de SEO

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Construir um bom site é, sem dúvidas, o que muitos profissionais estão buscando, e as métricas de SEO tem sido cada vez mais utilizadas neste processo.

Durante sua intensa busca para aprender a aparecer na primeira página do Google, alguns profissionais se perdem em meio a tantas técnicas e não se atentam em impulsar as métricas de SEO que já conhecem.

Conhecer as estratégias do SEO para o crescimento do seu site é de suma importância, porém mais importante do que lotar seu site com diversas técnicas é saber trabalhar com cada uma delas.

O domínio e união de estratégias são grandes aliados para o sucesso do seu SEO. Através desse artigo, saiba como unir e impulsionar a PageRank e os Backlinks em seu site.

O que é Pagerank?

A Pagerank (PR) foi desenvolvida na Universidade de Stanford por Larry Page com o apoio de Sergey Brin, dois grandes cientistas da computação, em 1995. Embora já tenham se passado 25 anos desde sua idealização inicial, a ferramenta não mudou muito.

A PR é uma ferramenta utilizada no algoritmo do Google para determinar a relevância de um site ou página. Em resumo, essas páginas e sites recebem notas que variam ente 0 e 10. 

Quanto maior for a pontuação na PageRank, entre 7 e 10, significa que melhor é o seu SEO e consequentemente sites com pontuação entre 1 a 4 tem um SEO deficiente.

Como funciona?

De maneira genérica, pode-se dizer que a pontuação da PageRank é dada por votos e o responsável por gerenciá-los é o Google, mas o que seriam esses votos e como conseguir?

Apesar do que muitos pensam, melhorar a classificação do site não se dá somente pela quantidade de recomendações e cliques que sua página recebe.

O Google utiliza três critérios para avaliar os sites: quantidade, qualidade e contexto dos cliques que o seu site recebe.

Os três critérios devem sempre andar juntos para garantir uma boa pontuação. Se o seu site possui apenas uma ou duas das métricas, procure melhorar o que está em falta para manter seu site com um bom posicionamento na PageRank.

Melhore o PageRank de seu site através de backlinks

A importância de utilizar backlinks de alta qualidade não pode ser discutida. No entanto, como o uso desses backlinks podem melhorar o seu posicionamento na PageRank?

É bem simples! Os backlinks influenciam diretamente na reputação e autoridade do seu site, funcionando como um GPS que indica ao leitor onde está o melhor conteúdo sobre determinado assunto.

Um dos métodos mais utilizados para gerar backlinks é dentro do seu próprio site ou ambiente digital, criando infinitas pontes que levam o leitor até o seu site.

Se você possui conteúdo relevante e o SEO bem aplicado, os cliques que receber através dos backlinks irão impulsionar seus pontos na PageRank, pois preenchem os critérios estabelecidos pelo Google.

Análise do backlink

Lembre-se que os backlinks por si só não irão fazer todo o trabalho duro de melhorar sua classificação na PageRank. Para isso é preciso que você faça uma análise de backlinks do seu site.

Identificar e eliminar backlinks tóxicos com toda certeza irão mudar sua pontuação, pois esses links podem até garantir uma boa quantidade de cliques, mas, na maioria das vezes, não estão inclusos em um contexto relacionado ao tema e muito menos em sites de qualidade. O ideal é utilizar backlinks de alta qualidade, pois eles sim, garantirão melhorias em sua pontuação. 

Você pode monitorar e analisar os backlinks que seu site recebe através de ferramentas como Monitor Backlinks e SEMRush, além de várias outras disponíveis no mercado.

Consegui entender como o uso de backlinks pode auxiliar o PageRank do seu site? Gostaria de colocar seu site nas primeiras páginas do Google? Então, entre em contato com a Mkt Press e alavanque sua estratégia de SEO para 2021.

4 melhores maneiras de organizar e rastrear seus backlinks

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Para rastrear e analisar os backlinks de um site é preciso o auxílio de uma plataforma. Se você estiver começando agora, com certeza se deparou com uma infinidade de números e informações que podem não estar muito claras à primeira vista.

Todas as informações que você certamente encontrou possuem significados importantes e demonstram como o SEO do seu site tem se desenvolvido. Mas, como interpretar e organizar essas informações para que sejam úteis?

Para ter sucesso em sua análise é preciso rastrear e organizar os backlinks do seu site. Para te auxiliar nessa tarefa, separamos as 4 melhores maneiras de fazer isso, veja a seguir.

1 Classificar e recuperar grupos de backlinks

Quando pensamos em organização, na maioria das vezes, nos vem a mente itens separados por categorias. E sim, isso pode ser aplicado em sua análise de backlinks.

Você pode organizar grupos de backlinks de acordo com categorias em comum, como, por exemplo: origem, categoria de link, mais recente ou antigo e outros.

Durante um processo de busca ou recuperação de links é muito importante que eles estejam classificados em grupos de backlinks, pois isso torna o processo bem mais ágil.

Existe uma infinidade de maneiras de categorizar seus backlinks. Lembre-se sempre de classificá-los de forma que facilite sua localização durante uma busca ou recuperação.  

2 Remover ou adicionar rótulos de backlinks

Os grupos de backlinks que você criará, com o auxílio da dica anterior, irá abranger seus links de modo muito geral. Ou seja, as características utilizadas para formar os grupos apenas criam pontes entre os backlinks, contextualizando-os com base em elementos em comum. 

Então, se você deseja rastrear apenas uma categoria de backlink você precisa identificá-lo com rótulos. Nas plataformas de monitoramento existe a opção de adicionar rótulos individuais a cada backlink. Com isso, você pode adicioná-los ou removê-los a qualquer momento.

Os rótulos que você pode atribuir são: bons, ruins, pendentes e ignorados. Assim, poderá acessar facilmente todos os backlinks que possuírem os mesmos rótulos.

3 Exportar links selecionados para XML

Você sabe o que é um arquivo XML? De forma geral, um arquivo XML é uma forma de padronizar informações, muito utilizado para criação de Notas Fiscais Eletrônicas, mas também pode ser usado em outros documentos.

Como exportar links para XML pode ser útil? Caso você precise importar seus backlinks para outro software ou deseje armazená-los em backup em um disco rígido externo, irá precisar das informações padronizadas e organizadas.

Para criar um arquivo XML basta acessar a plataforma que você já utiliza para monitoração, selecionar os links que deseja exportar e procurar pela opção “Exportar” ou “Exportar para XML” e o arquivo será gerado e baixado automaticamente. 

4 Use o filtro “Tags” para mostrar ou excluir tags

Atribuir tags aos backlinks também é uma ferramenta muito interessante e útil para realizar boas análises de sites. 

Alguns exemplos de tags que você pode incluir são: backlinks de alta qualidade, rejeitados, link nofollow e dofollow, UGC, sites patrocinados e backlinks tóxicos.

Se você quiser ver apenas os backlinks de alta qualidade que estão em seu site, basta utilizar o filtro para localizar e mostrar apenas os links que possuem essa tag. 

Através dessa ferramenta é possível também excluir tags em grande quantidade de forma bem mais rápida, se comparado a uma seleção manual feita sobre todos os links que possuiriam as mesmas tags. 

Ainda parece meio confuso como você pode organizar e rastrear seus backlinks? Entre em contato com a Mkt Press e descubra como fazer isso da melhor maneira possível.

Como descobrir se vale a pena obter um backlink de um site

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É bem comum ouvir profissionais alegando que utilizam os mesmos backlinks de sites bem ranqueados pelo Google, porque leu em algum site sobre SEO que seria bom para seus sites.

Não devemos acreditar fielmente nisso, pois é tecnicamente impossível ter apenas backlinks de alta qualidade em um site. Os sites bem ranqueados possuem backlinks ruins como qualquer outro site.

Perder tempo é algo que nenhum profissional deseja. Então, fique atento para não copiar links ruins, que mais tarde darão trabalho em dobro para serem removidos. Pensando em lhe ajudar, vamos falar a seguir sobre algumas dicas para descobrir se vale a pena mesmo obter um backlink de um site.

Verifique a indexação do site pelo Google

O Google pode penalizar um site por diversos motivos. Essa punição pode interferir nos links que você pretendia obter através de um determinado site.

Em casos de punição severa, o Google não indexa os sites em suas pesquisas. E quem gostaria de receber um backlink de um site que não aparece nas pesquisas?

Você pode verificar a indexação do site através de um comando bem simples na barra de pesquisa do próprio Google, basta pesquisar por “site:domínio.com”.

Quando um site é indexado pelo Google o resultado da pesquisa será:

Quando o site não estiver indexado o resultado será:

Melhores estratégias de Link Building para 2021

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Assim como todas as outras métricas de SEO, o Link Building tem ganhado novas e melhores estratégias todos os anos. Com certeza você já ouviu falar em alguma dica que hoje em dia não faz mais sentido.

O Google tem valorizado muito os backlinks para determinar a relevância e autoridade de um site. Para obter backlinks de alta qualidade, você precisa acompanhar as novas estratégias.

Se você busca obter sucesso em seu site, deve se atentar em não perder tempo com estratégias antigas. Neste artigo, você encontrará as melhores estratégias de Link Building para começar 2021 com o pé direito em seu website.

Verifique os backlinks do concorrente

Sim, verificar os backlinks do concorrente é uma boa forma de alavancar o seu site. Iremos explicar o porquê.

Não existe um lugar melhor para encontrar pontes que irão construir novos backlinks para o seu site do que examinando seu concorrente. Selecione entre dois a quatro principais concorrentes para verificar e replicar seus backlinks. Sevocê conseguir a maioria dos backlinks que eles possuem poderá superá-los no ranqueamento do Google.

Para verificar e encontrar os melhores backlinks dos seus concorrentes precisará de alguma plataforma que realize essa análise, como, por exemplo, Monitor de Backlinks, Ubersuggest e Ahrefs.

Replique os melhores backlinks dos concorrentes

Após analisar o seu concorrente, perceberá que ele não possui apenas backlinks de alta qualidade. Por isso, replique apenas os melhores backlinks dos concorrentes. 

Verifique a qualidade de todos os links, para evitar utilizar backlinks ruins ou que violem as Diretrizes do Google. Para replicar, você precisa identificar como seu concorrente conseguiu o link. Confira as dicas a seguir:

  • Análise do Blogger: ofereça uma versão de avaliação do seu produto ou serviço ao editor;
  • Menção Editorial: sugerir seu site como uma ferramenta útil para o editor;
  • Diretórios: procure diretórios relevantes e autorizados para enviar seus links;
  • Comentários de blog: faça comentários nos mesmos sites que seu concorrente, evitando spam e sendo relevante;
  • Postagens de fórum: ajude outras pessoas com dúvidas do seu nicho.

Escreva artigos para convidados

Uma excelente forma de conseguir bons backlinks é escrever artigos para convidados. Para isso, precisa encontrar outros sites ou blogs que aceitem convidados.

É bem fácil encontrar esses sites, use como exemplo de pesquisa “escreva para nós”, “torne-se um autor”, “autor do convidado” e semelhantes, lembrando sempre de adicionar as palavras-chave ao final da frase.

O mais importante quando for escrever artigos para convidados é manter sempre o padrão de escrita, ser autêntico e escrever como se fosse para o seu próprio site. Assim, você conquistará ótimos backlinks.

Mantenha o controle sobre seus backlinks

Muitos webmasters se preocupam apenas em conseguir novos links, sem verificar a qualidade. Controlar seus backlinks é tão importante quanto conquistá-los. 

Existe uma grande probabilidade de seu site estar recebendo links tóxicos sem que você saiba, e esses backlinks são muito prejudiciais para seu ranqueamento e autoridade. 

Para ter um site bem-sucedido você precisa controlar seus backlinks regularmente. Existem ótimas plataformas que permitem análises e exclusão de links indesejados, como Monitor de Backlinks, Ubersuggest, Linkody, Ahrefs e Google Search Console.

Mantenha-se sempre atualizado sobre seus novos backlinks e os que foram removidos, essa é com certeza uma das mais importantes estratégias de Link Building que você deve seguir.

Aprendeu como pode utilizar as estratégias de Link Building para o SEO e o PageRank de seu site. Caso ainda tenha dúvidas sobre essas estratégias, entre em contato com a Mkt Press e alavanque seus negócios em 2021.

7 ferramentas para melhorar o atendimento ao cliente

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Estamos na era da customer experience. Isso significa que, cada vez mais, a opinião e satisfação do cliente deve ser priorizada. Nesse sentido, temos 7 dicas de ferramentas para atendimento ao cliente que vão melhorar a sua vida.

Ferramentas para atendimento ao cliente

Em qualquer negócio, a opinião do cliente ajuda a manter a reputação e a atrair novos consumidores. Por isso, as empresas precisam atender bem a todos os clientes. Afinal, é muito mais fácil e barato manter um cliente do que conquistar novos.

Para que isso seja mais tranquilo, a empresa pode lançar mão de algumas ferramentas que ajudam a otimizar o atendimento ao cliente.

Nesse sentido, ela pode criar uma abordagem própria tanto quanto aderir a tecnologias que deixem o processo mais ágil e eficaz.

Veja agora as principais ferramentas que você pode adotar para que seu cliente saia sempre satisfeito.

7 dicas essenciais

VoIP

O VoIP, ou Voz sobre IP, é um sistema de telefonia via internet que torna o contato mais rápido e fácil. Essa tecnologia converte dados analógicos de voz e vídeo em dados digitais e, com isso, agiliza a comunicação.

Uma ligação via VoIP ocupa menos espaço na linha porque é digital. E, com isso, sua central pode atender mais clientes de uma vez só.

Ademais, pode ser usado para fazer conferências e reuniões, pois mais de duas pessoas podem ocupar a mesma linha.

URA

A URA é a Unidade de Resposta Audível. Ou seja, um sistema que controla o disparo de mensagens automáticas e de menus interativos para seus clientes.

Com isso, ela pode também atender uma ligação assim que ela é feita. E, enquanto nenhum atendente pode conversar com o cliente, a URA pode coletar algumas informações que agilizam o processo.

Dessa forma, ela direciona o cliente para o setor correto. Assim, quando o usuário chegar em um atendente, este último já sabe com quem vai conversar e qual é o problema que precisa solucionar.

CRM

O CRM, ou Customer Relationship Management, é um software que faz a gestão de relacionamento com o cliente. Em outras palavras, ele registra todas as informações que são importantes de saber sobre o usuário.

Tudo isso fica salvo em um data center que a empresa pode analisar para:

  • disparar e-mail marketing
  • entender o perfil de seus clientes
  • analisar o atendimento
  • medir a satisfação do consumidor

Chatbot

O chatbot é canal que o cliente pode usar para entrar em contato. Ele pode estar tanto no site da empresa quanto disponível por um número de telefone que atende pelo Whatsapp, por exemplo.

Em suma, ele é operado por um sistema de machine learning que consegue ‘aprender’ as principais demandas dos usuários. E, a partir disso, você pode configurar seu chatbot para responder às perguntas mais frequentes e otimizar o contato com o cliente.

Essa tecnologia, assim como as outras que já falamos, ajudam a desafogar o serviço dos atendentes, que passam a responder só o que é realmente necessário.

KPI de telefonia

Caso você ainda não conheça, KPI é um indicador chave de desempenho. Com eles a empresa pode saber se a gestão do atendimento está correta ou não.

Para começar, sua empresa precisa escolher quais KPIs vai medir. Em seguida, com a ajuda de softwares como VoIP e CRM, você pode avaliar se e como a empresa alcança seus objetivos de atendimento ao cliente.

Omnichannel

Atuar em omnichannel na hora de atender ao consumidor é mais uma dica do que uma ferramenta para atendimento ao cliente.

Em suma, o omnichannel significa atuar em vários canais ao mesmo tempo para atender ao cliente. Isto é, possibilitar que o cliente entre em contato por meio do:

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Telegram
  • e-mail
  • chatbot

Esse tipo de abordagem é uma das tendências para o ano de 2021.

Cultura interna

Por fim, para melhorar seu atendimento, tenha boa estrutura e defina um padrão de atuação. Isso quer dizer que você deve disponibilizar a seus colaboradores:

  • Treinamento adequado e constante
  • Ambiente tranquilo
  • Local de trabalho que atende às demandas
  • Espaço e tempo para realizar as tarefas

Com isso, será mais fácil de manter um padrão na maneira de atender e resolver as dores dos seus clientes.

Agora, é a hora de agir.

Lembre-se de que é essencial ter um bom atendimento ao cliente, pois isso ajuda manter ele fiel a sua empresa. Ademais, qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar!

API de telefonia: 5 dicas de como utilizar na sua empresa

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Assim como existe a indústria 4.0, também existe a telefonia 4.0. Ela trouxe soluções viáveis de comunicação via internet e telefonia digital. E, aproveitando esse embalo, a API de telefonia surgiu para facilitar a maneira como os diferentes aplicativos se comunicam.

Com o intuito de integrar diferentes softwares a API tem sido usada em telefonia para tornar o atendimento ao cliente mais ágil e fácil.

Veja agora como você pode usar a API de telefonia em sua empresa:

O que é API?

Antes de tudo, você precisa entender o que significa API e qual a sua função.

Em inglês, a sigla API significa Application Programming Interface, e isso, em português quer dizer: Interface de Programação de Aplicação.

Desse modo, podemos definir a API como um conjunto de rotinas e padrões de programação que são usados para integrar softwares ou plataformas diferentes.

Assim, com um código de programação, um aplicativo tem autorização para acessar o sistema de outro. E, a partir disso, fazer a integração.

Só para ilustrar, o exemplo mais famoso é a utilização do Google Maps em aplicativos de hotelaria e hospedagem. Isso porque, com o API, esses apps conseguem fornecer a localização do hotel pelo serviço do Google.

API de telefonia

Agora, no que diz respeito a API de telefonia, podemos dizer que ela é responsável por:

  • integrar diferentes sistemas de telefonia 4.0
  • facilitar a configuração do PABX Virtual
  • aumentar a produtividade
  • otimizar a comunicação
  • automatizar processos

Ou seja, a API de telefonia facilita muito a vida de quem precisa atender os clientes.

Desse modo, faz muito sentido usá-la em seu serviço de atendimento e suporte ao cliente. Afinal, ele vai garantir um serviço mais eficaz, ágil e completo. Veja como fazer isso:

Como usar a API de telefonia na sua empresa

Como a API é compatível com qualquer linguagem de programação ou software, é muito simples de colocá-la em ação. É claro que ainda será necessário contar com a ajuda de um programador para fazer o serviço. No entanto, não será difícil para integrar toda a telefonia da empresa e ainda deixar os clientes mais satisfeitos com um serviço rápido

Para que fique mais fácil de entender como usar a API de telefonia funciona, veja 6 ideias de como usá-la:

6 ideias de como usar a API de telefonia

Na telefonia 4.0

Com a API você pode integrar todas as tecnologias que fazem parte da telefonia 4.0:

  • VoIP, que é a telefonia via internet
  • URA, serviço de menus interativos e respostas automáticas
  • PABX Virtual, a central telefônica para operar com telefonia 4.0
  • CRM, que faz a gestão do banco de dados dos clientes

Para analisar dados

No momento em que a API de telefonia é integrada ao CRM, você poderá analisar uma série de dados e métricas que o sistema de gestão coleta.

Com isso, você consegue melhorar a experiência do cliente, que não precisa passar tanto tempo explicando suas demandas.

No clique e ligue

Você já procurou por um restaurante ou local no Google e viu na aba lateral da página um telefone?

Então você clica nesse telefone, e é direcionado para fazer a ligação. Pois quem faz a conexão entre o ‘botão’ e a discagem é a API.

Essa função, quando está ativa, é chamada de click-to-call, que numa tradução simples significa clique e ligue.

Para deixar recados e lembretes

Com a API, você consegue fazer o disparo de SMS e outros tipos de mensagens para seus clientes.

Essas mensagens podem ser para lembrar de consultas, avisar sobre reuniões, informar se um pagamento deu certo, entre outras coisas.

Para controlar fluxo de chamadas

No momento em que a API de telefonia estiver integrada à URA, você pode criar menus interativos e direcionar os clientes. Você pode, por exemplo, configurar uma mensagem que solicite o CPF de quem liga.

A partir desse dado, seu CRM já busca as informações do cliente e o sistema o direciona para o atendente ideal, de acordo com o banco de dados.

Para mascarar números

Quando usamos algum app de carona como o Uber ou qualquer outro não conseguimos ver o número de celular. Isso fica bloqueado tanto para o motorista quanto para o passageiro. Com isso, esses apps garantem mais segurança e confiança para seus envolvidos.

Pois é, quem faz esse serviço é a API. Ela mascara essa informação e transmite apenas o sinal de ligação. Bom para todos, não é mesmo?

Enfim, essas são as dicas para API de telefonia que preparamos para você. Esperamos que elas te ajudem na hora de decidir a implantar o sistema ou não.

Em nossa opinião, ela facilita muito a vida de qualquer empresa e, nos dias de hoje, é imprescindível.

KPI de telefonia: quais métricas usar no seu atendimento de suporte

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Para obter resultados e poder mapear todos os processos da empresa, você precisa de indicadores para ajudar. Nesse sentido, a KPI de telefonia é uma ferramenta que pode indicar o que está dando certo ou não.

E, a partir disso, definir estratégias de sucesso para melhorar a performance geral de suas ações.

Além disso, é possível usar o KPI de telefonia para definir metas para o seu atendimento de suporte. Veja como fazer isso!

Conceito de KPI

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é o KPI. Em suma, KPI é Key Performance Indicator ou, em português, Indicadores chave de desempenho.

Desse modo, podemos dizer que eles são métricas para medir o desempenho e sucesso de uma empresa ou produto. Em outras palavras, são essenciais para avaliar o processo de gestão do negócio.

Com bons indicadores, você pode responder a perguntas como:

  • O que funciona na empresa?
  • O que não dá certo?
  • É possível melhorar a gestão?
  • Como posso fazer isso?

Nesse sentido, o KPI precisa mostrar como está o desempenho do processo produtivo e ajudar o gestor a tomar decisões.

Como usar o KPI na hora de atender

Os indicadores chave ajudam a encontrar soluções para a gestão da empresa. Por isso, podemos usá-los em vários setores como, por exemplo: telefonia, vendas e logística.

Portanto, criar bons KPIs vai ajudar a tornar melhor todos os processos das empresas.

Nesse sentido, em relação ao suporte ao cliente não seria diferente. Veja agora quais são os indicadores chave ideais para entender e melhorar a maneira de atender os clientes:

Melhores KPIs para atender ao cliente

Em uma empresa, você pode definir quais os KPIs mais indicados para acompanhar. Para isso, você deve ter bem claro quais são os objetivos da empresa. Ou seja, o que ela vai fazer com os números que tiver.

Para que fique mais fácil, veja a lista abaixo, ela traz os indicadores ideais para usar no atendimento de suporte:

Volume de solicitações recebidas

Você pode, por exemplo, analisar quantas vezes seu suporte é acionado. Além disso, é possível medir a frequência e os dias em que há mais demanda.

Com isso, você pode ter uma ideia do que causa o aumento ou diminuição da procura. Por exemplo, se você lançou um novo produto e, depois disso o volume de chamadas aumentar muito, pode indicar algum problema que precisa de avaliação.

Volume de solicitações resolvidas

De todas as chamadas recebidas, quantas foram resolvidas?

Quanto maior for o índice, mais satisfeito seu cliente estará. Afinal, todo mundo quer ter seu problema resolvido.

Volume de solicitações por canal

Para melhor atender o cliente em 2021, você precisa usar vários canais: e-mail, chatbot, redes sociais e telefone.

Por isso, avalie quantas solicitações cada um desses canais recebe para poder criar estratégias que melhorem a sua maneira de atender.

Tempo médio para atendimento

Controle quanto tempo o cliente fica na linha até ter sua dor resolvida. Um cliente com a sua dor resolvida de modo rápido, avalia bem o atendimento.

Além disso, mostra que seus colaboradores estão prontos para atender às dúvidas que surgem.

Tempo médio de abandono

Por quanto tempo o cliente fica em linha até abandonar a tentativa?

Seu canal para atender os clientes consegue dar conta da demanda?

Você pode ter as respostas destas perguntas ao criar um KPI para isso.

Chamadas repetidas

Caso você receba muitas chamadas para o mesmo problema, esse fato merece atenção. Quando isso ocorre, você precisa, de algum modo, fazer com que a atenção do suporte não fique só neste problema.

Para ajudar nisso, você pode treinar seu chatbot para responder as perguntas mais frequentes sobre o assunto que demanda atenção. Com isso, boa parte das solicitações serão resolvidas de forma rápida, o que melhora a experiência do usuário.

Além disso, o suporte pode se concentrar no que realmente merece atenção.

KPI: é hora de praticar

Neste momento, chegou a hora de colocar os KPIs em prática. Para melhorar o atendimento de suporte, coloque em prática os indicadores acima e depois nos conte como estão seus resultados.

Número virtual: como ele ajuda no home office da empresa

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Em 2020 o home office deixou de ser uma tendência e agora já é uma realidade em muitas empresas. Mas, com ele surgiu uma dúvida: como manter a comunicação interna e externa da empresa? E a resposta para isso é muito simples: com um número virtual.

Com esse número, as empresas podem, ainda, melhorar seu atendimento ao cliente e garantir que os colaboradores consigam se comunicar sem problemas.

Home office

O home office também é chamado de trabalho remoto ou teletrabalho. Neste modelo, o funcionário atua fora do espaço físico da empresa.

Entre as principais vantagens do home office, podemos citar:

  • flexibilidade da jornada de trabalho
  • melhora na saúde e qualidade de vida
  • redução, ou ausência, de tempo para ir até o trabalho, afinal, é tudo feito de casa
  • mais tempo para cuidar da família e da casa

No entanto, mesmo com grandes vantagens, trabalhar em casa oferece alguns riscos. Afinal, é muito fácil cair na tentação de deitar no sofá ou na cama para fazer alguma tarefa e depois não querer mais sair.

Outro ponto que merece atenção é a presença de outras pessoas na casa, pois elas podem gerar distrações.

Por isso, ao fazer home office, tome alguns cuidados:

  • tenha uma jornada de trabalho estável
  • crie uma rotina
  • tenha regras
  • vista-se de modo adequado
  • crie um ambiente tranquilo

Comunicação: desafio para o home office

Diante desse novo modelo de trabalho, surgiram algumas questões:

  1. Como fazer para atender todos os clientes?
  2. De que maneira os colaboradores podem se comunicar?
  3. Como transferir as ligações para as pessoas certas?
  4. Tem como otimizar as ligações sem precisar de uma linha para cada funcionário?

Enfim, com cada um em sua casa, a comunicação precisa receber um novo olhar.

E, para ajudar a solucionar esses problemas, temos a solução perfeita: o número virtual.

O que é um número virtual?

Em síntese, o número virtual está vinculado a uma linha SIP (Session Initiation Protocol) e tem as mesmas funções de uma linha convencional. A grande diferença está no fato de ser virtual, ou seja, gerado via internet.

Com um número virtual, a empresa usa apenas uma linha e pode dividi-la em quantos ramais precisar. Sendo que, as ligações entre estes são gratuitas.

Para que o número virtual funcione, ele precisa estar vinculado à telefonia VoIP.

Número virtual e o VoIP

Caso você não saiba o que é o VoIP, vamos explicar:

O VoIP é a Voz sobre IP e garante a comunicação de modo digital. Em outras palavras, o VoIP é um serviço de telefonia via internet.

Para funcionar, você precisa de conexão com internet e de um softphone instalado em computadores, celulares ou tablets. Também é possível usar um tipo de telefone especial para isso, o telefone IP.

Para ter acesso ao VoIP e um número virtual, você precisa entrar em contato com provedoras como PABX Virtual.

Vantagens do número virtual para o home office

Em suma, podemos dizer que existem 3 grandes vantagens em adotar um número virtual:

  1. Mais economia: ao invés de ter várias linhas de telefone com várias ramais, a empresa só precisa de uma. Esta é usada para atender aos clientes e também para fazer a comunicação interna. Além disso, as ligações são até 70% mais baratas via internet.
  2. Maior mobilidade: o VoIP funciona a partir de qualquer aparelho com acesso a internet. Portanto, ideal para funcionários que precisam estar sempre se deslocando. Ademais, você pode atender a ligação de qualquer lugar, não precisa estar dentro da empresa para isso.
  3. Fácil adesão: para aderir a um número virtual, as próprias provedoras fornecem o serviço. A portabilidade é rápida e garante a manutenção do mesmo número que era usado na telefonia fixa. Além de tudo isso, a empresa não precisa adquirir uma estrutura física para o novo sistema, pois tudo pode estar na nuvem.

Lembramos ainda que o VoIP pode ser instalado no computador ou celular de cada colaborador. Assim, esses aparelhos podem receber e fazer chamadas com o número virtual da empresa. E ela não precisa investir em novos aparelhos para isso.

Enfim, esperamos ter ajudado você a decidir por aderir ao número virtual e aproveitar as vantagens dele para o home office da empresa. Ademais, para contatar seu serviço VoIP, confira os serviços da provedora PABX Virtual em Nuvem.

5 dicas de como enviar um Press Release engajado

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Divulgar bem a sua marca ou empresa ajuda a garantir o sucesso do negócio. Nesse sentido, criar um press release engajado para divulgar e dar mais visibilidade para seu negócio deve ser prioridade. Afinal, é ele que vai mostrar como seu público percebe a sua marca.

Para que fique mais fácil de entender, veja agora como você deve escrever seu press release usando 5 dicas básicas.

O que é press release?

Antes de mais nada, caso você ainda não saiba o que é o press release, vamos explicar:

Para começar a entender, release significa ‘comunicado’ e press significa ‘imprensa’, em inglês. Portanto, press release também é sinônimo de comunicado de imprensa, ou mesmo de boletim de imprensa.

Nesse sentido, é um texto que serve de vitrine para a sua empresa. Isso porque, por meio de um conteúdo jornalístico, você pode divulgar uma série de coisas a respeito de seu negócio:

  • participação em eventos do seu setor
  • premiações relevantes
  • ações positivas da empresa
  • inauguração de nova linha de produção
  • lançamento de novos produtos

Enfim, essa lista pode se estender a tudo que você considera importante e que deve ser comunicado à imprensa e ao público em geral.

Aliás, queremos deixar claro que um press release deve ser destinado para jornais, revistas, sites e jornalistas. Nunca é feito diretamente para o público.

Ademais, o boletim de imprensa é responsável por mostrar qual é o posicionamento oficial de sua empresa sobre algum assunto.

Como um press release?

Em geral, um comunicado de imprensa tem as seguintes características:

  • Texto de no máximo 2 páginas.
  • Escrito de modo simples, direto e fácil de ler.
  • É uma história contada em forma de notícia.
  • Conteúdo relevante que atraia a atenção do público.
  • Que responda às perguntas: sobre quem, o quê, onde, quando e como aconteceu e, ainda, porque divulgar o fato.

5 dicas de como enviar um press release engajado

Depois que você entendeu a ideia geral do que é um boletim de imprensa, podemos passar para as dicas. Seguindo todas elas, será mais fácil para que um jornalista se interesse por seu texto e publique ele no portal que representa.

1- Tenha um propósito

Você nunca deve começar seu comunicado só para cumprir tabela. Ou seja, sempre tenha um propósito para aquilo que escreve.

Para isso, responda para si mesmo: por que você quer que os outros saibam disso?

Depois que fizer isso, comece a escrever um texto que seja relevante para seu público.

2- Mostre que sabe aquilo que fala

Saiba se comunicar bem com as palavras que usa. Nesse sentido, você precisa mostrar que é uma autoridade no assunto. No entanto, cuide para não soar arrogante.

Aqui, você deve encontrar um equilíbrio entre o muito complicado e o muito fácil. Isto é, cuide para não escrever algo difícil demais que seu público não entenda, e também para não ser fácil demais, de modo que subestime a capacidade do leitor.

3- Escreva na linguagem correta

Ou seja, escreva o boletim usando uma linguagem jornalística, seguindo o esquema:

  • Título: criativo, chamativo, mas não muito extenso.
  • Local e data: lembre de informar quando quer publicar seu comunicado e de onde ele é.
  • Lead: crie uma boa introdução ao texto. Descreva de modo breve e direto aquilo que vai falar. Em 3 ou 4 linhas, responda: quem, o quê, onde e quando.
  • Corpo do texto: adicione mais detalhes para sua história. Pode colocar, por exemplo, alguma entrevista ou dado. Nesse espaço, responda as perguntas de como e porque.
  • Conclusão: deve ser interessante, para fechar o texto com chave de ouro. O leitor precisa se sentir entusiasmado com o que vai ler.

Ah, e não se esqueça de dar informações sobre sua empresa e contato, pois nem sempre o jornalista conhece a sua marca.

4- Conte uma história

Diante dessas características, pense em como escrever um texto que desperte a atenção do jornalista. Afinal, imagine que esse profissional recebe inúmeros textos desse gênero todos os dias. Portanto, construa uma história que seja capaz de prender o leitor.

Nesse sentido, é essencial que seu press release conte uma história. Para facilitar a leitura, use e abuse dos conceitos de legibilidade de um texto.

5- Cuide do design do texto

Cuide para seu texto não ficar desequilibrado e ‘feio’ para quem olha pela primeira vez. Em outras palavras, escreva com parágrafos curtos, de tamanho similar e prestando atenção nas regras de sintaxe da língua portuguesa.

Também inclua imagens e crie um efeito visual melhor ao conteúdo. Afinal, atualmente, a apresentação visual é muito importante para causar boa impressão.

Logo que colocar essas dicas em prática, vai perceber que seus press releases terão maior engajamento e será mais fácil de ter o conteúdo publicado. Agora, mãos à obra!

O que é marketing digital? Qual sua importância

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Você já se perguntou o que é marketing digital e porque ouvimos a todo tempo essa nomenclatura como algo promissor? Além disso, porque tem mudado a vida de tanta gente que decide embarcar nesse tipo de estratégia?

A verdade é que a forma de fazer marketing através das plataformas digitais tomou tamanha proporção que deixou o termo bastante amplo, sem que muitas pessoas se atentasse ao significado real desse tipo de marketing.

Essa amplitude de o que é marketing digital gera muitas dúvidas. Será que tudo que for feito de propaganda via canal digital está caracterizado dentro desse marketing? Quais as vantagens? Quais as estratégias? E todas essas perguntas trataremos nesse post!

O que é marketing digital

Pode-se dizer que marketing digital é todo anúncio ou exposição de uma marca, produto ou serviço feito através de uma canal digital. A ação de divulgação na internet pode envolver blog, rede social, e-mail e vários outros.

Essa estratégia tem tomado grande proporção e revolucionado o modo de fazer propaganda. Afinal, a internet faz parte de nossas vidas, sendo assim, colocar uma marca dentro dela gera alcance de pessoas que talvez nunca alcançaria em uma campanha off-line.

Philip Kotler, considerado o pai do marketing:

“O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Levando em conta esse conceito, não podemos desconsiderar que 82% da população está conectada à internet e grande parte dela, procura a satisfação de suas necessidades e desejos dentro do meio digital. Assim, podemos entender o que é marketing digital e em especial, qual sua função.

Dos anos 90 para cá, o avanço da internet tem sido incrivelmente rápido. Aqueles que antes buscavam lojas, panfletos, telefones, hoje buscam sites, blogs, redes sociais, WhatsApp. Esse comportamento do consumidor foi o que abriu as portas para o avanço do marketing digital.

Vantagens de usar o marketing digital

Existem diversas vantagens oferecidas por esse conjunto de estratégias desenvolvidas e executadas dentro do meio digital para uma empresa. Se está pensando em investir, confira agora algumas vantagens do marketing digital.

Posicionar uma marca

Com o marketing digital é possível posicionar sua marca e dar a ela visibilidade para que seja encontrado por clientes em potencial. Assim, com apenas alguns cliques, ele encontrarão a empresa, criarão relacionamento e possivelmente investirão na compra.

Grande alcance

Outra grande vantagem desse tipo de marketing é que ele possui grande alcance. Você consegue enviar uma mensagem a pessoas que não alcançaria fora da internet. Aumentando sua atuação.

Segregação

Uma campanha custa tempo e dinheiro. Sendo assim, é importante que ela alcance as pessoas certas que trarão algum resultado a empresa. Portanto além de saber o que é marketing digital, é importante saber que ele possibilita a segregação para que alcance o seu público-alvo e seja mais assertivo.

Gerar engajamento

As estratégias do marketing digital te possibilitam a gerar um engajamento com a persona. Ou seja, o perfil de cliente que é potencial ao seu negócio. O engajamento permite que ela crie um relacionamento com a empresa e futuramente seja influenciada a compra.

Competir com empresas maiores

Se tratando de off-line, era muito mais difícil e bem mais caro competir com empresas grandes. Com o digital e as estratégias dentro desse meio, é possível que uma empresa nova e relativamente pequena, consiga atender o mesmo público que uma empresa grande atende.

Personalização

Você não precisa fazer um banner para todos. Afinal, algumas pessoas podem não se identificar com aquela campanha. Sendo assim, é possível personalizar as campanhas para que em cada ferramenta, atinja o público de forma com a qual ele irá se identificar.

Mensurar os resultados

Com o uso do marketing digital a possibilidade de mensurar os resultados e obter as métricas é muita maior. Além de que esses relatórios são de fácil acesso. Facilitando o ajuste das estratégias para que acertem o objetivo.

Melhor custo benefício

A diferença entre o orçamento de uma campanha off e uma campanha online é bastante atrativa. Isso porque o marketing digital, comparado aos resultados que oferece tem valores bem mais interessantes a marca.

Ferramentas do marketing digital

Depois de explicar o que é marketing digital, qual sua função e algumas estratégias usadas dentro dele, você precisa conhecer algumas ferramentas que otimizam e potencializam esse marketing para que ele seja de resultado.

Ferramenta de SEO

O SEO (Search Engine Optimization), trata-se de um conjunto de técnicas de escrita e organização que otimizam um site. Ou seja, essas técnicas facilitam que seu conteúdo seja bem estabelecido nos meios de buscas para que seja possível encontra-lo de forma fácil.

Palavra-chave

A palavra-chave é um termo que tem boa quantidade de busca nos mecanismos com essa função. Ela é usada para que o texto ou conteúdo seja achado. Com uma boa repetição e distribuição em seu texto, aumenta a chance do seu conteúdo ser encontrado.

Distribuição de H2, H3 e H4

Ninguém mais quer ler um conteúdo corrido, com pouca divisão em subtítulos. Por isso, o uso de subtítulos, categorizados em H2, H3 e H4 para melhorar a leitura e fazer com que os mecanismos de buscas o entenda como bom conteúdo, oferecendo-os nas primeiras páginas de resultados.

Backlink

É um hiperlink usado para levar a outro local. Geralmente através de parcerias usamos os links em sites de parceiros para gerar leads para nossos sites. Uma estratégia muito válida e de bastante resultado.

Entender o que é marketing digital te ajudará a elencar novas estratégias para a sua marca e consequentemente obter mais resultados. Afinal, mais de 80% da população está na internet. Desses, a maioria busca por empresas com produtos e serviços que atendam suas demandas.

O investimento no marketing digital fortalece a imagem da marca, estabelece relacionamento com possíveis clientes e como resultado vende mais do que qualquer outra campanha do off-line, afinal seu alcance é bem maior.

Empresas que investem no digital, levam seu negócio a um novo patamar e obtém resultados sólidos e lucrativos.