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Como o marketing de conteúdo pode me ajudar?

Hoje em dia as pessoas não querem mais ver apenas propagandas nas redes sociais, blogs e outros canais de empresas. O público está em busca de conteúdo, que os seja útil no dia a dia e que agregue valor.

Ai que entra a ajuda que o marketing de conteúdo pode te dar. O que faz um alguém chegar até você, se tornar seu seguir e depois defini se um seguidor irá ou não se tornar seu cliente é o quanto de conteúdo e valor você e seu produto são capazes de agregar a ela.

O marketing de conteúdo pode ser executado em blogs, perfis no Instagram, Facebook, Linkedin, e-mail e outros. Existem algumas estratégias dentro desse marketing, da qual falaremos nos tópicos aqui abaixo.

Funil de vendas

O funil de vendas defini as etapas que um futuro cliente passa até chegar de fato a compra. Esse processo é desde o seu primeiro contato até a compra e indicação a outras pessoas.

Esse funil ajuda as marcas a definir o tipo de conteúdo e a estratégia que será aplicada tendo como base cada etapa, para atingir de forma certeira o consumidor.

Três etapas dividem esse funil, topo, meio e fundo. Há grande importância em usufruir dessa estratégia em uma empresa e em sua comunicação, para de fato saber que tipo de conteúdo produzirá para que alguém que está em certa posição se aproxime ainda mais do desejado que é a compra.

Topo do funil: O topo é o primeiro contato de um visitante com o conteúdo da empresa. Nesses conteúdos ele percebe que tem uma necessidade. Essa etapa faz com que ele crie certa curiosidade, afim de que queira ler mais sobre o assunto, assim poderá te passar alguns dados para enviar novos conteúdos como telefone, e-mail e etc.

Meio do funil: Aqui é hora de trabalhar os leads. Nessa etapa os qualificamos, entregamos conteúdos com algumas dicas, sugestões que podem leva-lo a solucionar o problema que percebeu na primeira etapa. Sem tocar nos seus serviços e produtos ainda.

Fundo do funil: O fundo do final é a etapa que resulta de tudo que fizemos em outras etapas. Aqui é onde ele se encontra com a ação de compra. É evidente que o número de seguidores chegados aqui é menor.

Nessa etapa os leads estão qualificados, trabalhados, com necessidade e busca por solução, prontos para serem abordados pela equipe de venda. Afinal, já foi estabelecida uma relação de confiança e ele já entendeu que você tem presença digital e é autoridade no assunto do qual fala.

Se forem bem realizadas, essas etapas tem o poder de gerar resultados incríveis e inimagináveis, sem que exija de você um vendedor insistente para conseguir fazer a conversão de venda, afinal o consumidor já estará convencido de que precisa do que tem a oferecer.

Usando o SEO

Uma grande técnica que tomou o mercado e é muito usada para transformar seguidores em clientes é o SEO (Search Engine Optimization). Um conjunto de ações e detalhes usados em suas publicações que garantem que pessoas achem você.

Dentro do SEO temos os gatilhos mentais, as palavras-chaves, o CTA, as tags, a meta descrição, as imagens e também a legibilidade. Tudo isso garante que seu conteúdo seja conhecido com relevante e vá de encontro a possíveis seguidores que bem trabalhados se tornaram seguidores.

Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são as decisões que o nosso cérebro toma “no piloto automático” para evitar o nosso esgotamento diante de tantas escolhas ou seja, os gatilhos mentais são aqueles responsáveis por facilitar nossas ações ou decisões através do nosso cérebro.

Esses gatilhos mentais para o marketing digital é a tomada de decisão que seu cliente tem para adquirir seu produto, então para que isso ocorra é necessário você ter grande qualidade no produto que você está oferecendo.

 O mesmo acontece com a decisão de compra, existem sinais memorizados em nosso subconsciente que nos fazem optar por um produto ao invés de outro. Esses sinais são os chamados gatilhos mentais!

Para persuadir seu público, você precisa saber quais são esses gatilhos e como utilizá-los em sua estratégia de marketing.

Listamos alguns gatilhos que você precisa saber, para conseguir alcançar seu público.

– Razão: Mesmo que a maioria de nossas decisões sejam baseadas na emoção, estamos sempre em busca de razões para justificar o que estamos fazendo e queremos saber o potencial ganho daquela ação.

Por isso, sempre que estiver divulgando um produto, deixe claro para o usuário o motivo pelo qual ele deve comprá-lo e o benefício que ele terá com a compra.

– Escassez: Isso acontece porque nosso inconsciente costuma associar que quanto mais difícil é conseguir determinado objeto, mais valioso ele se torna.

Mesmo se alguém que está considerando fazer a compra não se sentir seguro em fazê-la, quando essa pessoa percebe a escassez, é provável que ela se sinta motivada a comprar, pois acredita que não terá outra oportunidade.

-Reciprocidade: Sempre que alguém nos faz um favor, nossa tendência natural é retribuir, certo? Por isso, é tão importante gerar valor para o cliente, antes de pensar no lucro que ele pode te dar.

Após entender um pouco sobre os gatilhos mentais, você pode colocar em prática para ver que seu resultado será satisfatório quando utilizá-los de maneira correta. 

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